quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fábulas

O objetivo inicial das fábulas eu não sei direito. Eram para divertir ou dar lições de moral para as crianças? Ou os dois? Quando eu era criança adorava histórias de princesas, mas sempre detestei aquelas com animais falantes. Eram todas fábulas?

Bom, fato que depois de Walt Disney amenizar as histórias, todas ficaram mais bonitinhas e felizes do que as originais. Por exemplo, a Bela Adormecida dorme por cem anos e a Pequena Sereia vira bolha. Cruel, não? Não, pode ficar muito pior.

Penso que, de uns tempos pra cá, as pessoas cansaram dos finais felizes e resolveram voltar as origens ou só recontar as histórias. É o caso de filmes como Para Sempre Cinderela ou Branca de Neve, Uma História de Terror, bem como de desenhos belgas subversivos.

Nessa onda - talvez por causa do pós 11 de setembro - Bill Willingham começou a sua versão das fábaulas e histórias infantis. A sua graphic novel, lançada em 2002 pela Vertigo, é considerada pelos entendidos como um novo Sandman, e isso quer dizer muita coisa no mundo dos quadrinhos. Fábulas ganhou até Eisner awards, o Oscar dos quadrinhos. Pena que eu só conheci Fábulas esse ano.

A idéia é fantástica. O mundo das Fábulas, onde todos vivem em uma razoável harmonia, entra em guerra com o Adversário. Para fugir da destruição, os moradores fogem para o nosso mundo e fundam a cidade das Fábulas. Logo, Branca de Neve, Lobo Mau, João Pé de Feijão, Barba Azul, entre vários outros, estão vivendo refugiados, escondidos entre nós. O universo e a variedade de histórias é infinito.

Não vou comentar mais sobre a história pois falaria spoilers e acredite quanto menos, melhor. Fato é que Fábulas é simplesmente apaixonante. É uma versão adulta, cruel e realista, mas ao mesmo tempo doce e bela dos personagens que amamos.



Top 5 personagens mais legais da Vertigo (opinião noob):
1. Bigby Lobo
2. Jesse Custer
3. V
4. Morpheus
5. John Constantine