segunda-feira, 12 de julho de 2010

Eragon

Depois de muito tempo e muito preconceito eu li a série de livros iniciada em Eragon, e advinha? Amei. Então, já que não tenho com quem compartilhar meus pensamento sobre o Ciclo Herança, vou utilizar esse meu pequeno espacinho da web para tal.

A série de, por enquanto, três livros começa quando o jovem fazendeiro Eragon encontra uma pedra estranha e a partir daí descobre que é um cavaleiro dragão. Com a ajuda do velho Brom, de anões, elfos e da aliança rebelde, grupo conhecido como Varden, Eragon torna-se essencial para a derrota do imperador Galbatorix, responsável pela destruição dos cavaleiros de dragão. A história do primeiro livro é basicamente o enredo do primeiro Star Wars (vulgo episódio 4, A New Hope), mas nos livros seguintes a trama fica cada vez mais complexa. Não chega a ser exatamente surpreendente, porém faz com que o leitor se apegue tanto a todos os personagens principais que é difícil não torcer por eles e querer descobrir o desfecho da aventura.

O que eu mais gosto na série são as personagens femininas. Eu acho difícil um menino (o autor começou a escrever com 15 anos) descrever e criar uma personalidade legal para mulheres, mas o Christopher Paolini me surpreendeu muito. Cada uma delas tem suas peculiaridades e todas são essenciais para o desenrolar da história. Também é fácil você reconhecer características de amigas suas nas personagens, sem cair nos clichês de donzela em perigo e mulher independente de homens. Para uma aventura épica de fantasia é um diferencial e tanto.

Agora detalhe: o filme deve ser ignorado. Sim, existe um filme de 2006 com (pasme) John Malkovich, Jeremy Irons, Rachel Weisz, e mais gente conhecida, que teoricamente é baseado no livro. O roteiro tem os nomes dos personagens e algumas cenas isoladas baseadas na história da série de Eragon, todo o resto não tem nada a ver com o livro. É como se tivessem lido somente os nomes dos capítulos, tem cenas que só acontecem no terceiro livro da série. Como esperavam fazer a continuação? E olha que eu nem sou chata com adaptações (depois comento sobre isso).

Eu vou parar por aqui porque não consigo falar mais sem dar spoiler. Por fim o Ciclo Herança tornou-se a minha série favorita de livros, depois de Harry Potter. Não que eu tenha lido muito na vida, e sim eu prefiro literatura infanto-juvenil mesmo, mas eu acho que tenho o mínimo de bom gosto para dizer que Eragon é uma história muito divertida, empolgante, envolvente e por vezes surpreendente. Bom para quem não quer pensar muito, mas também não quer ter os neurônios deletados.



Top 5 trilogias que não são trilogias :
1. Exterminador do Futuro
2. Indiana Jones
3. Batman
4. Star Wars (ok, a gente ignora os novos e diz q é trilogia)
5. X-Men