quarta-feira, 24 de março de 2010

Finais

O final de Monster é ótimo! Ele não é piegas, não é clichê, é feliz, mas não é o que você realmente espera. O pior é que dá um gostinho de "quero mais", a minha vontade é de ler a série "Monster 2". A história toda é envolvente, inteligente e não deixa nenhuma ponta solta, embora seja complexa com diversos pontos de vista diferente. Cada personagem é relevante para a descoberta da verdade. Dúvido que Lost, por exemplo, vai terminar assim.

Eu tenho dado sorte ultimamente. Y - O Último Homem, série que já comentei aqui também, tem um final surpreendente também, apesar de eu pessoalmente ter gostado mais da solução encontrada em Monster. Mesmo os filmes que tenho visto têm me agradado (tirando aquela porcaria de comédia romântica Idas e Vindas do Amor), os destaques vão para Zumbilândia e Coração Louco.

O primeiro é um filme de zumbis feliz, sem aquele chororô típico, mulheres gritando enquanto são dilaceradas ou pessoas presas apenas aguardando o fim do mundo. O final segue o tom do filme, que por mais apocalíptico que seja te deixa com uma sensação gostosa quando termina. O segundo é um filme sobre superação que, novamente, não tem aquele dramalhão costumeiro. A história termina de uma maneira até bem realista, que não é um fim, mas um verdadeiro recomeço. Muito bom.

Já fiz uma listinha no post anterior com outros exemplos de reviravoltas, e consequentemente finais, que eu gosto, aí não vou me alongar muito mais. Acredito que um bom final não precisa ser necessariamente surpreendente, mas deve seguir o tom da história. Se é tudo alegre, para que colocar um final triste? Ele deve fazer sentido com o contexto, sendo inesperado ou nem tanto. Eu prefiro os finais felizes clássicos, de uma maneira geral, mas gosto de muitos fins tristes pois o caminhar dos acontecimentos levavam àquilo.

Mas enfim, é isso. Só pra constar que Monster tem um fim que faz jus ao contexto e fecha o mistério de uma maneira incrível. Recomendo.



Top 5 de finais decepcionantes:
1. Série Harry Potter
2. X-Men - O Confronto Final (mas esse é decepcionante desde o começo)
3. Instinto Selvagem
4. Peter Pan
5. Piratas do Caribe 3 - a cena pós créditos

2 comentários:

Bernardo Stamato disse...

Que inveja de você, poucas coisas que leio realment me conquistam, como Canção de Tróia e Inimigo do Mundo. Já litanta porcaria que fico com o pé atrás antes de comprar um livro sem ler umas 20 páginas antes.

Um dia eu paro pra ler tudo isso que você lê (mas só quando você parar pra ler uma coisinha que eu leia também xP)

Sucesso com os estudos que estão por vir, linda!!

Beijão!!

PS: X-Men - O Confronto Final já estava fadado a ser uma decepção a muito tempo. Piratas do Cabire 2 foi tão bom... Uma pena o 3 ter sido o completo lixo que foi

E o pior de tudo?? Esses e outros ainda terão continuação!

Bruno Medeiros disse...

Poisé! Sou pessimista ao extremo. Pensar que o bem irá vencer me trás um certo conforto psicológico...

Você falou muito bem de Monster. É possível achar na net!?